ECOH Circulação chega em Alvorada do Sul trazendo arte, brincadeiras e muita diversão gratuita para toda a comunidade.
Nesta semana, Alvorada do Sul se transforma em palco para as histórias, brincadeiras e encontros do ECOH Circulação. O projeto cultural, que está percorrendo pequenas cidades do Paraná, chega para oferecer uma programação totalmente gratuita, recheada de arte e convivência comunitária. De apresentações em escolas a uma grande festa na praça, o evento promete encantar moradores de todas as idades.
A oficina online “Recursos na Contação de Histórias”, ministrada por Patrícia Maia no dia 5 de novembro, abriu a programação desta semana, oferecendo aos professores locais ferramentas para tornar as aulas mais envolventes por meio do uso da narrativa. Nesta sexta-feira, 8 de novembro, os artistas do ECOH levarão histórias e magia para os alunos da rede municipal. Patrícia Maia conta “Sulwe”, inspirando sobre autoestima; Dani Fioruci traz as divertidas “Histórias do Arco da Velha”; e Edna Aguiar compartilha a rica cultura dos povos originários do Paraná em “Preta do Leite”.
Sábado na praça
Amanhã, sábado, 9 de novembro, a partir das 15h, a praça da Igreja Matriz de Alvorada do Sul será tomada por brincadeiras e atividades lúdicas para toda a comunidade. Pintura, leitura, distribuição de sementes na tenda de educação ambiental e brincadeiras como soltar bolhas de sabão e pular corda vão divertir a família inteira. A programação artística inclui a lenda “Kirimurê”, contada por Patrícia Maia, o show “Histórias de Palhaço”, com o Palhaço Arnica (Luis Henrique Silva), e contação de mini-histórias.
O projeto
O ECOH Circulação é um projeto que busca transformar espaços públicos em territórios de encantamento, resgatando o valor da convivência e oferecendo acesso à cultura. Desde outubro, o projeto tem levado histórias e arte para cidades do Paraná com acesso limitado a atividades culturais. Depois de Prado Ferreira e São Sebastião da Amoreira, chegou a vez de Alvorada do Sul e Florestópolis receberem a caravana que faz as praças e escolas se transformarem em cenários de encontros memoráveis. E o melhor: tudo é gratuito, como um verdadeiro convite à convivência e à descoberta.
Com o apoio da COPEL e do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), além das prefeituras locais, o ECOH Circulação segue levando arte e alegria a pequenas cidades do Paraná até o final deste ano, lembrando que a cultura é um direito de todos. “Queremos que os moradores dessas cidades sintam que fazem parte de algo maior, que a cultura pertence a eles. Quando as crianças, os jovens e os idosos compartilham o mesmo espaço para ouvir histórias e brincar juntos, eles também estão construindo laços que transcendem o momento do evento”, reforça Claudia Silva, idealizadora do projeto.
Prefeitura de Alvorada do Sul
