
Imagem/ Bompreço Auto Peças
Com a chegada das férias escolares de julho, muitas famílias se organizam para pegar a estrada em busca de lazer, descanso e bons momentos juntos. Antes de partir rumo ao destino, porém, é fundamental redobrar a atenção com a segurança do veículo. Além do aumento do tráfego nas rodovias, o inverno traz condições climáticas mais desafiadoras.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dados divulgados em fevereiro de 2025 mostram que, entre 2010 e 2019, o Brasil registrou, em média, 40 mil mortes por ano no trânsito, além de mais de 300 mil pessoas gravemente feridas anualmente.
Pequenos descuidos podem se transformar em grandes problemas na estrada: atrasar a troca de óleo compromete o desempenho do motor; palhetas ressecadas dificultam a visibilidade em dias de chuva; pneus mal calibrados ou desgastados reduzem a aderência ao solo e elevam o risco de acidentes. Por isso, realizar uma revisão completa antes da viagem é indispensável.
Estar em dia com a suspensão é essencial para garantir estabilidade e conforto. “Molas helicoidais e para câmaras de freio são peças que conferem estabilidade ao carro. Para isso, a thyssenkrupp conta com uma rede de distribuidores que comercializam amortecedores Bilstein com certificação do Inmetro, garantia de dois anos ou 50 mil quilômetros – para as linhas B4 e B6 – e assistência técnica, o que assegura a procedência do produto e a manutenção das características originais e da segurança do veículo”, afirma Alessandro Alves, CEO da thyssenkrupp Springs & Stabilizers no Brasil.
Manutenção preventiva: um cuidado que deve estar no calendário
Existem dois tipos de revisão: a preventiva, que identifica possíveis anomalias e falhas; e a corretiva, que trata problemas já existentes. O ideal é não esperar que algo dê errado para agir. Por isso, motoristas devem seguir um check-list básico com o auxílio de um mecânico antes de pegar a estrada:
- Troca de óleo e filtro
- Verificação das palhetas do para-brisa
- Calibragem e verificação do estado dos pneus, inclusive o estepe
- Funcionamento dos faróis, lanternas e luzes de freio
- Checagem do sistema de amortecimento
- Conferência do velocímetro e dos painéis elétricos
- Lubrificação do motor
- Inspeção dos rolamentos
Também é recomendável realizar um check-up completo no veículo. “A revisão veicular, especialmente em trajetos mais longos, comuns nas férias escolares, contribui diretamente para a segurança no trânsito”, acrescenta Alves.
thyssenkrupp e a indústria automotiva
As operações automotivas da thyssenkrupp estão entre as mais representativas e relevantes para a companhia na América do Sul – tanto que nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela empresa.
O portfólio automotivo da thyssenkrupp inclui componentes de motores (eixos de comando, virabrequins e bielas), componentes de suspensão e chassis (sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras), entre outros.
A companhia possui fábricas automotivas nas cidades de Ibirité, Poços de Caldas e Santa Luzia, em Minas Gerais, São José dos Pinhais, no Paraná, e São Paulo e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo.
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 98.000 colaboradores. No ano fiscal de 2023/2024, a empresa registrou um faturamento de €35 bilhões em 47 países. Suas atividades estão organizadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems. Com amplo know-how tecnológico, os negócios desenvolvem soluções inovadoras para os desafios do futuro. Cerca de 3.900 colaboradores atuam em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, com foco principalmente na proteção climática e na transição energética, na transformação digital da indústria e na mobilidade do futuro.
O portfólio de patentes da thyssenkrupp atualmente inclui aproximadamente 16.900 patentes e modelos de utilidade. A empresa está comprometida com metas climáticas ambiciosas, melhorando ativamente sua eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, o grupo apoia seus clientes com produtos avançados para ajudá-los a alcançar suas metas climáticas, desempenhando um papel fundamental na promoção da transformação verde.
Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente mais de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2023/2024 um faturamento equivalente a R$ 6,8 bilhões.
Por: RPMA