PF apreende grande quantidade de pasta base de cocaína em Jaguapitã
Operação da Polícia Federal culminou na apreensão de um helicóptero usado no tráfico transnacional de drogas, 243,7kg de cocaína e a prisão de piloto.
Nesta terça-feira (18), uma ação que integrou equipes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Federal, resultou na apreensão de um helicóptero carregado com cerca de 243,7 kg de pasta base de cocaína e na prisão do homem que pilotava a aeronave. A ação ocorreu no centro da cidade de Jaguapitã-PR e envolveu, além de equipes do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) e equipes em solo da PMPR, policiais das Delegacias de Polícia Federal de Londrina, Ponta Porã, Maringá, no Paraná e Naviraí, no Mato grosso do Sul.
A operação foi deflagrada após um trabalho investigativo que acompanhou suspeitos e identificou uma rota de tráfico transnacional de drogas. De acordo com informações da Polícia Federal, a aeronave teria sido avistada em Amambai-MS. A partir dessa identificação, o Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal e o BPMOA da PMPR foram acionados, sendo empregadas três aeronaves para a abordagem.
A perseguição aérea seguiu até a divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná, nas proximidades do Rio Paraná. Durante o acompanhamento, o piloto realizou manobras ofensivas na tentativa de fugir, mas foi interceptado em Jaguapitã. No local, as equipes policiais encontraram a droga e prenderam o piloto.
Em solo, outras equipes da PMPR isolaram a área do pouso e detiveram o piloto, até a chegada da viatura da Polícia Federal. A ação também contou com o apoio das equipes da Rádio Patrulha Auto (RPA) de Jaguapitã, de Guaraci e de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 15º BPM.
O homem teria já teria sido preso em outras quatro situações anteriores, relacionadas ao tráfico de drogas. Duas dessas prisões teriam ocorrido em circunstâncias similares.
Esta ação demonstra a importância da integração entre a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e demais órgãos de segurança pública, por meio do emprego de tecnologias avançadas e equipes treinadas para coibirem ações criminosas e garantirem a segurança da população paranaense.
Com Informações/PMPR